Recomendações Técnica

IMPORTÂNCIA DOS MONITORES DE AR PARA CAPELAS

A segurança dos laboratórios abrange diversos aspectos, do ponto de vista de HVAC, o mais comum são as cabines local exaustoras (CAPELAS com exaustão). 

Laboratórios de todos os tipos utilizam CAPELAS com exaustão como um meio de proteger funcionários, pesquisadores, estudantes e seus processos e experiências que são realizadas. Entretanto como o responsável pela segurança no laboratório pode ter certeza de que os funcionários estão sendo protegidos - o tempo todo - de gases potencialmente perigosos?

Durante muitos anos, a inclusão de um alarme de fluxo de ar, ou monitor, foi recomendado. 

A maioria das especificações que abordam um alarme de segurança para CAPELA referia-se a uma ou mais diretrizes reguladoras, no inicio dos anos 1980, os EUA e Europa sugeriram que o dispositivo de monitoramento de vazão de ar deveria ser incluído em cabines local exaustora (capelas com exaustão), ao menos em modelos novos e remodelados.

As diretrizes mais citadas foram de diversas organizações e publicações como:

• National Research Council - Práticas Prudentes para Manipulação de Produtos Químicos Perigosos em Laboratórios , 1981 

• NFPA - Proteção contra Incêndio para Laboratórios Usando Produtos Químicos, 1981 

• Obras Públicas, Canadá - Normas e Diretrizes, 1988 

• OSHA Lab Standard - Exposição Ocupacional a Produtos Químicos Perigosos em Laboratórios , 1991 

• ASHRAE - Manual de Aplicações , 1991 

• ANSI - Laboratório de Ventilação Padrão , 1992 

• SEFA - Laboratório Fume Hoods Práticas Recomendadas, 1992

À medida que os regulamentos foram revistos, as condições de qualificação foram adaptando-se:

• Obrigatório em todos os novos ou remodeladas CAPELAS, sem exceções 

• Não mais quando um alarme é fornecido, mas todas CAPELAS, sem exceções 

• Não mais uma corda ou fita, mas um dispositivo de monitoramento real que pode indicar a segurança adequada em operação.

UPDATE ON RECENT REGULATION CHANGE - O Código de Regulamentos da Califórnia, Ordens de Segurança da Indústria Geral, Código Administrativo da Califórnia ("Cal OSHA") foi revisado para:

"Em 2008, todas as CAPELAS devem ser equipadas com um monitor de fluxo de ar quantitativo que indica continuamente se o ar está fluindo para dentro do sistema de exaustão durante a operação. O monitor de fluxo de ar é um dispositivo de segurança."

A redação de cada diretriz reguladora que mudou nos últimos anos agora se aplica simplesmente a "todas as CAPELAS". Estas mudanças foram feitas para melhorar a segurança dos laboratório. Agentes de segurança conscientes, profissionais de higiene industrial e supervisores de laboratório concordaram com os especialistas da indústria nos comitês das organizações acima mencionadas de que proporcionar o ambiente de trabalho mais seguro possível para todos os ocupantes de laboratório é de extrema importância. Um monitor de fluxo de ar em cada Capela é a conclusão lógica.

Por Gary Holland

Segurança com manutenção Periódica

Recomenda-se semestralmente verificar o desempenho do monitor de vazão e calibrá-lo com equipamentos adequados. O uso contínuo da Capela de exaustão e a variação constante do movimento do vidro guilhotina influenciam diretamente no resultado.

Sempre peça orientação de um técnico especializado para este procedimento.
 

Copyright © 2020 - airflowtechn.com - Todos os Direitos Reservados

Campinas - São Paulo - Brasil

  • c-facebook